Negócios

O papel do logotipo no sucesso de uma empresa

O papel do logotipo no sucesso de uma empresa

A logomarca e o logotipo têm papel fundamental no sucesso de uma empresa.


23/07/19 17:03 - Atualizado em 23/07/19 17:06

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você vê uma maçã prateada um pouco mordida? E ao ver dois grandes arcos dourados que lembram a letra “M”? Do que você se recorda quando vê um grande “N” vermelho em um fundo preto? Se os nomes Apple, McDonald’s e Netflix surgirem nas respostas para essas perguntas isso só prova o quanto a logomarca e o logotipo têm papel importante no fortalecimento de uma marca. Na hora de investir em um novo negócio, ter noção da importância da identidade visual e do logotipo certo para a sua empresa é algo fundamental para garantir o sucesso do investimento.

Conceito de logomarca e logotipo
Você pode estar se perguntando o que é uma logomarca e um logotipo. Pois bem, a logomarca nada mais é do que um signo/símbolo de identificação visual por meio do qual uma marca, produto ou serviço é representado visualmente em meio a uma infinidade de concorrentes. Quando a logomarca vem acompanhada de texto, ela é chamada de logotipo. Ambos os termos, logomarca e logotipo são parte da estratégia visual de uma empresa - o que representa sua identidade no mercado. Por isso, sua criação é tão importante quanto o nome da empresa. A logomarca é o que causa a primeira impressão nos clientes.

Importância do logotipo
Segundo a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, até 2022 o mercado brasileiro contará com mais de 17 milhões de pequenos negócios. Para destacar-se em meio a tantas ofertas, estabelecer uma identidade visual adequada, com logomarca e logotipo que representem a cara da empresa, deve ser prioridade de quem busca sucesso e crescimento. Uma logomarca bem estruturada dá o poder de atingir e conquistar o público-alvo e ainda passa segurança em relação ao serviço prestado.

Mas por que uma logomarca e um logotipo conseguem tudo isso? Porque o ser humano é extremamente visual. Por meio da visualização é que as pessoas fazem assimilações, constroem lembranças, e geram identidade, empatia e até confiança. Reconhecendo esse fator é que o mundo da comunicação corporativa percebeu o quanto a beleza visual de uma marca tem poder de conquistar determinados públicos. Quando a empresa elabora uma logomarca e a divulga na mídia (jornais, revistas ou redes sociais), o consumidor passa a associar a propaganda à marca do negócio.

Ou seja, quando bem estruturado, planejado e executado, um logotipo garante destaque aos produtos e serviços que representa, transmitindo a ideia de confiabilidade, credibilidade e profissionalismo. Além disso, possibilita a assimilação imediata de um produto ou oferta à determinada empresa. Em contrapartida, quando um logotipo ou logomarca demonstram baixo padrão, podem passar a ideia de amadorismo e insegurança, afastando os clientes em potencial e afetando a estratégia de marketing da empresa.

Como componente principal na identificação de uma marca, tanto o logotipo quanto a logomarca devem aparecer em todos os materiais de comunicação da empresa. Ambos estarão presentes em cartões de visita, assinatura de e-mails dos funcionários, no site, em anúncios publicitários, etc. Vale ressaltar que os melhores logotipos e logomarcas muitas vezes são os mais simples, porém com características tão fortes que podem ser reconhecidos em qualquer lugar do mundo, como os das marcas citadas no início desse texto.

Construindo o logotipo ideal
Para construir o logotipo e a logomarca ideais para sua empresa, antes de mais nada é preciso buscar o auxílio de um profissional da área de publicidade e design, para que a imagem final tenha a qualidade esperada. Feito isso, é preciso planejar e estabelecer o posicionamento e conceito da marca, assim como o público-alvo que deverá ser atingido por seu produto ou serviço. Procure realizar uma pesquisa de mercado antes de definir o design final. O símbolo poderá variar de acordo com as pessoas que serão clientes da marca. Quem busca atingir um público jovem deve investir em uma estrutura mais moderna, por exemplo. Após finalizar esse processo e ter logotipo e logomarca em mãos, peça a opinião de terceiros para verificar se realmente estão de acordo com as expectativas da empresa - isso pode auxiliar muito na construção de uma marca forte.

Vale lembrar que um bom logo deve ser simples e de fácil memorização, porém com o poder de comunicar por meio de cores, ícones, fontes, e linhas, o produto ou serviço ofertado e as principais características e valores da empresa. Com uma identidade visual marcante sua empresa será capaz de dialogar com o público e transmitir a imagem desejada, destacando-se no mercado.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você é a favor ou contra a reforma da previdência?

2016 © Todos os Direitos Reservados