Negócios

O que é preciso para ser um empreendedor?

O que é preciso para ser um empreendedor?

A visão de negócios é uma das principais qualidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso.


09/01/19 16:14 - Atualizado em 14/01/19 16:13

FONTE DE IMAGEM: Pexels.com

Muitas pessoas procuram iniciar o seu próprio negócio, e avançar para uma vida de prosperidade, no entanto, muitas qualidades são necessárias para se tornar um empreendedor e ter sucesso nos negócios. Adaptação, visão de negócios e uso da experiência são apenas algumas das qualidades que os empreendedores de maior sucesso têm em comum.

O caminho para o sucesso é digital

Na atualidade, o mundo dos negócios está se movendo para uma plataforma de empreendedorismo digital, e o Brasil não é exceção. A adaptação e o uso de novas tecnologias e formas de negócios através da Internet torna-se uma das qualidades mais importantes para os negócios atuais. Isso se deve ao fato de que, segundo dados do IBGE, 116 milhões de brasileiros estão conectados à rede, seja por meio de telefones celulares (94,6%), computadores (63,7%) ou tablets (16,4%), tornando o mundo digital numa plataforma de negócios, e uma ferramenta de trabalho global para empreendedores.

A visão de negócios é uma das principais qualidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso e, na maioria dos casos, essa qualidade é desenvolvida através da própria experiência e da observação dos erros dos outros. Algumas das piores decisões de negócios já feitas, como quando a Excite se recusou a comprar o Google em 1999 por apenas US$ 750 mil, ou no ano 2000, quando a Blockbuster se recusou a unir forças com a Netflix, fazendo com que a empresa de aluguel de filmes contribuisse indiretamente para a sua própria desaparição, são apenas alguns exemplos da falta de visão de negócios, e quão importante esta é para qualquer empreendedor de sucesso.

A utilização da experiência adquirida através dos erros e sucessos obtidos ao longo da vida torna-se uma ferramenta muito importante para qualquer empreendedor, independentemente da sua idade ou contexto social. Um exemplo disso são os profissionais que após dos 60 abrem um negócio digital, convertendo termos como Startup, coworking ou big data em palavras que são utilizadas no dia-a-dia deles. Através do uso da experiência empresarial, as barreiras da idade desaparecem no mundo do empreendedorismo atual. No entanto, a experiência, de mãos dadas com workshops e palestras sobre empreendedorismo, faz parte da receita para um negócio de sucesso.

FONTE DE IMAGEM: Pexels.com

Como se tornar um empreendedor no Brasil?

Muitas vezes, a ideia de se tornar um empreendedor pode ser avassaladora e se refletir em um caminho cheio de dúvidas. No entanto, para dar o primeiro passo no caminho do empreendedorismo é necessário se fazer a pergunta: vale a pena continuar a lamentar-se, ou se é melhor começar a empreender?

É neste ponto que as experiências de trabalho prévias são levadas em conta, bem como as oportunidades que o mundo de hoje apresenta, de modo que a ideia de se tornar um empreendedor começa a se tornar mais importante. As possibilidades de adaptar um estilo de vida empreendedor são muito amplas, e além de adotar as qualidades que os empreendedores de sucesso têm em comum, existem ideias tão simples quanto trabalhar nos finais de semana e ter outra alternativa para gerar um lucro extra.

O controle financeiro torna-se um aspecto fundamental de qualquer negócio, especialmente durante os seus inícios, já que para passar de começar um negócio em um quarto e transformá-lo em um que fature R$ 1 milhão, é necessário cortar tudo que não é interessa, a fim de que o negócio cresça. Em relação a como fazer um negócio crescer, cinco dicas sobre como faturar um milhão incluem: valorizar o lucro para não gastar mais do que puder; controlar despesas do negócio usando uma planilha ou software que ajude este propósito; fidelizar os clientes porque além do que atraí-los custa tempo e planejamento, de modo que um cliente fiel garante um retorno a curto prazo.

Aprender com os erros é outro dos fatores fundamentais a considerar quando empreender, pois, eles mostram os pontos a serem corrigidos para melhorar o sucesso de um negócio. Finalmente, ser paciente e persistente é outra das qualidades necessárias para conseguir ver o retorno de um investimento e a entrada de lucros em qualquer caso.

Para transformar qualquer negócio em algo bem-sucedido, se exige que um empreendedor tenha muitas qualidades positivas a seu favor. Aprendizagem, adaptação, visão de negócio, administração, paciência e persistência, deixam de ser simples qualidades e se tornam algumas das ferramentas necessárias para garantir o sucesso de qualquer empreendimento na atualidade.





Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você acredita que, em 2019 a economia do País vai melhorar?

2016 © Todos os Direitos Reservados