Coroatá

Saiba tudo sobre o impasse entre prefeitura e pessoas que recebem o TFD

Saiba tudo sobre o impasse entre prefeitura e pessoas que recebem o TFD

O grupo que recebe tratamento fora do domicílio tentou chegar a um acordo com a prefeitura de Coroatá, mas as conversas não avançaram.


03/06/19 09:02 - Atualizado em 03/06/19 09:07

Secretário de Saúde durante a primeira reunião

Recentemente a Prefeitura Municipal de Coroatá resolveu mudar “os termos” sobre o repasse a pessoas que recebem o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que são aquelas que fazem hemodiálise em outros municípios. Antes, o recurso era depositado na conta de cada pessoa, e as mesmas se encarregavam de contratar um carro e fazer a viagem. O processo é visto, por aqueles que fazem o tratamento, como o melhor possível. Agora a prefeitura quer que todos sejam levados em uma Van contratada pelo município e isso gerou revolta e um impasse que foi parar na justiça.

Para as pessoas que recebem o TFD o novo método da prefeitura causará muitos transtornos, citando brevemente alguns deles podemos dizer que o aumento considerável do tempo de tratamento, uma vez que levará tempo para pegar e buscar todos os pacientes, o desgaste físico e psicológico com pacientes já debilitados, entre outros.

O grupo que recebe tratamento fora do domicílio tentou chegar a um acordo com a prefeitura de Coroatá, mas as conversas não avançaram. Na primeira reunião, um vídeo foi compartilhado mostrando a postura no mínimo imprópria do Secretário de Saúde do município, que chegou a falar que qualquer um “poderia buscar os jornais ou até mesmo a globo que nada seria feito”.

Posteriormente o grupo foi até a Prefeitura, esperaram por alguns minutos o pai do prefeito, já que o mesmo não se encontrava na cidade, e ainda que convidados a aguardar, foram absurdamente despachados em seguida por um dos secretários municipais que disse apenas que não haveria conversa e que todos poderiam buscar seus direitos na justiça.

Você acompanha a seguir alguns relatos filmados pelo repórter Cris Soares mostrando familiares e pessoas que fazem tratamento de hemodiálise inconformados e revoltados com a atitude da prefeitura que se mostra intransigente diante da situação. Confira:



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você é a favor ou contra a reforma da previdência?

2016 © Todos os Direitos Reservados