Sexta, 24 de Setembro de 2021
(99) 98535-1531
Timbiras Entenda

Timbiras: notícias falsas sobre a doença da urina preta prejudicam comércio

Doença relacionada ao consumo de peixes não tem casos registrados no Maranhão, mas fake news reduzem vendas no comércio timbirense.

13/09/2021 10h53
Por: Redação
Comércio prejudicado (foto: reprodução)
Comércio prejudicado (foto: reprodução)

Pelo menos quatro estados brasileiros têm registros de casos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta. Maranhão não teve nenhum registro. 

A doença, que deixa a urina com coloração escura, provoca dores musculares, falta de e insuficiência renal, entre duas a 24 horas após consumir peixes ou crustáceos, teve diagnósticos no Amazonas, na Bahia, no Ceará e no Pará.

Nesta segunda-feira (13) vendedores de peixes relataram o comércio prejudicado no Mercado Municipal de Timbiras, muito por conta de informações falsas que são compartilhadas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão. Como ela é pouco estudada, acredita-se que esses animais possam ter se alimentado de algas com certos tipos de toxinas que, consumidas pelo ser humano, provocam os sintomas. Contudo, a toxina, sem cheiro e sem sabor, surge quando o peixe não é guardado e acondicionado de maneira adequada.

Tratamento e prevenção

O Ministério da Saúde aponta que a hidratação é "fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas, uma vez que assim é possível diminuir a concentração da toxina no sangue, o que favorece sua eliminação através da urina". Em casos mais graves, pode ser preciso fazer hemodiálise.

Na maioria das vezes, o quadro costuma evoluir bem, mas há risco de morte, especialmente em pessoas com comorbidades. O indicado é procurar ajuda logo após o aparecimento dos primeiros sintomas para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Timbiras - MA

Timbiras - Maranhão

Sobre o município
Timbiras é um município brasileiro do estado do Maranhão, com uma população de 28.124 habitantes, segundo o último Censo IBGE/2019. Localiza-se na mesorregião do Leste Maranhense, mais especificamente na microrregião de Codó, a 316 quilômetros da capital São Luís, à margem direita do rio Itapecuru.